sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Blá, blá, blá...

Na consulta de dois anos da Isabella, o médico perguntou quantas palavras ela estava falando. Eu não tinha a menor idéia. Voltei da consulta pensando que eu tinha que fazer uma lista das palavras que ela já fala. Isso foi há mais de dois meses atrás. De lá pra cá ela aprendeu várias palavras novas. Tudo bem. Eu tardo mas não falho. Ai vai:

  1. Mamãe/Mommy - depois de começar a ir pro "desenvolvimento infantil" da academia que frequento ela começou a usar a palavra mommy com mais frequencia...
  2. Papai/Daddy - o papai se derrete todo quando ela acorda de manhã e chama por ele
  3. Pooh - o ursinho amarelo. Normalmente ela repete o nome dele, sendo assim Pooh-Pooh. Aqui nos EUA, essa é a palavra que crianças usam pra se referir ao cocô - o que me leva a uma outra palavra que ela fala...
  4. Cocô - é bom saber quando uma troca de fralda é necessária.
  5. Popó - um hiPOPÓtamo rosa que sempre tem que ir pro berço com ela.
  6. Barney - programa infantil preferido dela.
  7. Por favor/please - na maioria das vezes ela fala essa palavra em português. A gente só precisa falar: Como é que se pede com educação? E a palavra sai toda enroladinha, a coisa mais linda do mundo. Please, of course, perde o "l" na língua dela.
  8. You're welcome - ela surpreendeu a mim e a avó americana um dia desses quando respondeu a um thank you com "You welcome." Até hoje não sei de onde ela pegou isso. Hoje ela falou "Thank you" e ela mesmo respondeu com "You're welcome." Essa menina vai longe! Apesar de eu sempre falar de nada, ela ainda não pegou a versão em português.
  9. Bless you - ok, é mais bess you do que bLess you, mas é fofo de qualquer maneira. Ela me surpreendeu um dia quando dei um espirro e ela disse "bess you!" Outra expressão que não tenho a menor idéia de como aprendeu. Outra expressão que ainda não conseguiu pegar em português, apesar de a mamãe sempre falar "saúde..."
  10. Água/water - ela só falava "auá", em português, mas de uns tempos pra cá só tem falado water.
  11. Princess - essa é fresquinha, ouvi ontem pela primeira vez. O pai disse que já tinha ouvido antes...
  12. Cinho - Versão dela para lanchinho.
  13. Mais - quando o lanchinho não foi suficiente...
  14. Banana - café da manhã de todos os dias...
  15. This way - Às vezes estou dirigindo e dobro pra um lado e ela começa a reclamar, apontando pro outro lado e dizendo "This way!"
  16. It's raining - esse eu acho que ela aprendeu com a televisão. Agora ela não pode ver chuva (na TV, em livros ou no quintal) que ela fala "It's raining!"
  17. Thcu-tchu - com um trilho que passa atrás de nossa casa, Isabella se tornou fã do trem e de "O trenzinho" música do CD A Casa de Brinquedos que vovó Angelita deu pra ela...
  18. Avião/plane - Estava com ela na rua um dia e ela apontou pro céu e falou: "Pane" (leia-se pein). Me levou um tempo pra entender que ela estava falando "plane." Desde então ela também aprendeu a falar a palavra em português, apesar de soar engraçado!
  19. Carro/carrinho - O grande a gente usa pra ir pra lugares longe, o outro pra passear no bairro ou pra empurrar a bonequinha. Ela gosta de passear nos dois, apesar de não conseguir dizer os erres ainda!
  20. I love you - não sei escrever a forma como ela fala. Como ela geralmente fala isso quando lhe pedimos pra falar, a gente sabe exatamente o que ela quer dizer...
  21. Yes! - com exclamação porque toda vez que ela fala essa palavra ela fala com tanta ênfase, que é como se tivesse uma exclamação no fim mesmo! Essa é a resposta afirmativa que ela dá, mesmo à perguntas feitas em português. O sim ainda não faz parte do vocabulário dela.
  22. No - essa é uma palavra importante pra qualquer criança que ainda não sabe se expressar muito bem. Tem que os outros saberem o que ela NÃO quer!
  23. Foo Loo - leia-se fu lu. Sua tentativa de falar o nome de um cereal americano Froot Loops (frut lups). É uma gracinha essa menina!
  24. Down - seja pra pedir pra descer da cadeira ou pra o papai ou mamãe deitarem no chão pra ela montar na gente, essa é uma palavra importante no vocabulário dela!
  25. Again - essa vem sempre que ela está se divertindo. Não importa se o papai ou mamãe estão cansados, se a gente não inventar outra coisa divertida pra ela fazer, ela fica pedindo "Again, again!"
  26. Caiu - ela adora se jogar/ser jogada no chão (calma, quando ela está em cima de nós, que estamos deitados no chão!) pra poder dizer: Caiu!
  27. Nana/panpa - leia-se "nena" e "penpa," como ela chama sua avó e avô americanos.
  28. Vovó/vovô - vovó nem caduca com essa netinha...
  29. Computer - ela começou a repetir essa palavra de um desenho que ela assiste. Hilário!
  30. One, two, three, four, five - Se a gente pede pra ela dizer quantos anos tem ela não responde. Se a gente fala "two" (pra ela repetir), ela fala "three," pensando que é hora de contar... Ela ainda não conta perfeitamente e a versão em português ainda tá em treinamento!
  31. Bola - brinquedinho legal.
  32. Tchau/bye-bye - no momento não consigo me lembrar de mais nada. Por isso tchau e bye-bye para todos!
Quando me lembrar de mais ou ela aprender mais, atualizo a publicação. Vê-la crescer e aprender tanto não tem preço!

2 comentários:

  1. Acabei de lembrar de mais duas palavras:

    Baby/nenén - ela chama suas bonecas de baby. Ela costumava usar a palavra nenén quando via bebês, mas não a ouvi dizer nenén há algum tempo.

    Shoe - outra palavra que ela também fala repetido, shoe-shoe. Ela nunca falou a palavra sapato.

    ResponderExcluir
  2. Mais algumas:

    Amém - ela segura uma mãozinha na outra fecha os olhinhos e ora com a gente (desde que a oração não seja muito longa, é claro)

    Sockie - nova palavra pra meia (sock).

    Owl - (leia-se áuol, tônica na primeira sílaba) personagem da turma do Pooh, uma coruja.

    Birdie/pássaro - vemos muitos no nosso quintal...

    Televisão - ela tem uma palavra própria pra televisão, mas não consigo lembrar agora.

    ResponderExcluir